quarta-feira, 24 de junho de 2009

Revista de História no Twitter

A RHBN está no Twitter, trazendo as últimas notícias sobre História do Brasil, atualizadas todo dia:

https://twitter.com/rhbn

quarta-feira, 17 de junho de 2009

No ar, Brasiliana Digital

A preciosa biblioteca de José Mindlin, doada para a USP em 2006, agora pode ser acessada na Web. Desde o dia 04 de junho passado, a Brasiliana Digital, versão 1.0,  está online, permitindo acesso a uma extensa e extraordinária coleção de livros, manuscritos, periódicos, dentre outros. A USP pretende ainda ampliar a Biblioteca virtual com outros acervos da Universidade e de outras instituições parceiras. 

domingo, 14 de junho de 2009

Aula sobre Newsgame

Caros colegas, segue o link para quem quiser rever a apresentação da aula da última quarta, 10/06, sobre newsgames. Para acessar, cliquem aqui.

Abaixo os links dos newsgames apresentados em aula, para quem quiser jogar. E não vamos esquecer de pesquisar nos jornais online brasileiros para saber se estão usando a ferramenta!!! É nossa tarefa para próxima aula, sugerida pela professora Raquel.

- Madrid - sobre os atentados ao metrô em 2004
- Gripe AH1N1 - um jogo meio humor negro, mas ensina sobre o contágio da gripe suína
- Eleições 2008 - simulação da Veja online sobre os candidatos a prefeito de SP e Rio
- Raid Gaza, os ataques israelenses à Faixa de Gaza em dezembro de 2008
- Points of Entry, sobre a imigração nos EUA
- Presidential Pong, o primeiro newsgame da CNN.com
- Race to the White House, da MSNBC.com
- Energyville, da tradicional The Economist
- Fatworld, sobre o problema nutricional nos EUA e esse dá para fazer download!

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Mais sobre newsgames

Quem quiser se aprofundar nesse tema, não pode deixar de visitar:
  • o fórum Water Cooler Games, do Ian Bogost;
  • o site Persuasive Games, empresa da qual Bogost é sócio;
  • o blog do Newsgame, do Geraldo Seabra e Luciane Santos;
  • dar uma boa navegada nos sites dos principais jornais online do mundo, para ver o que estão criando a respeito dos assuntos noticiosos mais quentes do momento.

terça-feira, 9 de junho de 2009

Vamos brincar com "Newsgames"?

Notícias em forma de jogos. Este é o assunto da próxima aula. Por enquanto, vamos nos divertindo com alguns dos mais famosos newsgames. Um dos primeiros, de 2004, foi feito pelo El País, logo após o atentado a bomba em 11 de março, e até podíamos chamar de "cartum animado". No blog do Tiago Dória, uma boa matéria sobre o assunto. E você também pode ver mais na Newsgaming.com.

domingo, 7 de junho de 2009

Media Storm e um belo slide show

O Media Storm produz especiais multimídia imperdíveis. Além de documentos do nosso tempo, há slide shows como Heaven, Earth, Tequila, que mostra um pouco da obra do fotógrafo Douglas Menuez.

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Impossível resistir...


... ao designer Nigel Holmes, que foi diretor da área gráfica do Times Magazine por 16 anos, considerado um dos melhores infografistas do mundo por Alberto Cairo.
Só uma mostrinha...
Veja o site, muito legal!

Queda do avião no El Mundo


O El Mundo, como de praxe, já está com um bom infográfico interativo no ar sobre a queda do avião da Air France que saiu de Rio para Paris, domingo passado. Até agora, outros jornais mostraram infográficos bem menos elaborados...

Infográfico histórico


Um dos grandes infográficos da história do webjornalismo sem dúvida foi o produzido pelo jornal espanhol El Mundo quando da explosão das bombas em Madri, em 11 de março de 2004, 11-M Massacre en Madrid.
Steve Outing conversou com o espanhol Alberto Cairo, então chefe da equipe, e explicou como foi feito o trabalho, que ganhou o prêmio da SND em 2004: a equipe do El Mundo criou 13 infográficos separadamente, que depois foram reunidos em uma peça única. O atentado aconteceu às 07,40 da manhã; o especial infográfico estava online ao meio-dia. Durante as horas que se seguiram, as informações iam sendo atualizadas no especial.
Para a aula de hoje à noite, vamos dar uma navegada atenta neste infográfico especial do El Mundo, o que certamente trará muitas contribuições para nossa discussão sobre infografia no jornalismo online.

terça-feira, 2 de junho de 2009

Infográficos, o tema da próxima aula

O jornal espenhol El Mundo é reconhecido pela sua produção infográfica. Vamos dar uma olhada nos infos mais recentes, que vão do futebol (com uma bela abertura) até o mundo (um infográfico inteligente sobre a questão nuclear na Coréia do Norte. Veja mais, escolha um e vamos comentar na próxima aula.

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Futuro dos jornais em pauta

Boas discussões no Cyberjournalist.net sobre o futuro dos jornais, inclusive a função de leitores tipo Kindle nesse cenário...

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Aula sobre Blogs e Jornalismo

Caros colegas, segue o link para quem quiser rever a apresentação da aula desta quarta, 27/05, sobre blogs e jornalismo. Para acessar, cliquem aqui.

Quem quiser pesquisar mais sobre o assunto também pode consultar:
- Serviço de catalogação de blogs brasileiros - BlogBlogs;
- Matéria publicada pela revista PesquisaFapesp sobre condomínio de blogs de ciência;
- olhar com calma alguns blogs de jornalistas brasileiros, observando os recursos próprios da linguagem digital utilizados: Luis Nassif, Ricardo Noblat, Mino Carta, Patrícia Mello, Cesar Valente, blogs do Portal Exame.

História do computador? Que história?


Mais um livro do grande Ted Nelson, que, segundo o próprio, faz uma contra-história do computador. Leia alguns trechos.

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Memória da Internet

Muito bom: Internet Memes, um flash com o inesquecível da Internet.

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Conteúdo da aula sobre Portais

Quem quiser acessar o material da aula sobre Portais de Conteúdo, que apresentei na quarta-feira da semana passada, 06/05, clica aqui. Como está em Flash, coloquei no servidor do meu site.

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Aula antecipada

Só para lembrar: na semana que vem, dia 06/05/2009, anteciparemos a AULA 11, sobre portais de conteúdo. O texto base é o capítulo 2 deste livro: FERRARI, Pollyana. Jornalismo digital. São Paulo: Contexto, 2003. (BU: 07.01 F375j ou pasta da disciplina).

Twitter: pequena retenção de usuários

O site especializado em tecnologia IDG Now publicou hoje pequena matéria sobre a baixa taxa de retenção de usuários do Twitter. Segundo um estudo feito pela Nielsen, apenas 40% dos que experimentam o microblog voltam depois de um mês, enquanto Facebook e MySpace conseguem 70% de retorno. Uma das razões para isso seria o fato desses dois últimos possuírem mais serviços e opções para o usuário.

A pesquisa aponta para uma instabilidade do microblog. Na opinião do vice-precidente da Nielsen, David Martin, o Twitter alcançou grande popularidade nos últimos meses, mas não será capaz de sustentar seu crescimento sem estabelecer um alto nível de fidelidade dos usuários.

Mais informações interessantes, como dicas para Twitter em empresas e ferramentas úteis, aqui.

quinta-feira, 23 de abril de 2009

É Twitter em tudo

Realmente, o poder do Twitter é grande; basta ver o recente episódio que alçou ao estrelato a cantora Susan Boyle, que se apresentou em um programa da talentos na tv britânica, e tornou-se uma celebridade, em um vídeo que já foi visto por milhões no You Tube. O Twitter foi apontado como um dos grandes responsáveis pela fama da ilustre desconhecida, segundo matéria da Ilustrada, da Folha, dia 22/04, devido às postagens trocadas entre o casal de atores Ashton Kutcher e Demi Moore, quando ele disse que o vídeo da participação de Boyle no show da tv o fez "ganhar a noite", ao que Demi respondeu que chegou às lágrimas.
No jornalismo, há muitas aplicações do microblog, que está sendo usado por jornais como o New York Times e, no Brasil, o Último Segundo, dentre muitos outros.
Mas uma aplicação muito legal é o Twitter Vision, que junta a ferramenta com o Google Maps. A versão em 3D é genial!

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Novidades digitais

A cada nova ferramenta desenvolvida para a internet, aumentam as especulações sobre o fim do Jornalismo. Na minha concepção, é questão de tempo para que descubramos como usar tais novidades em conteúdos jornalísticos.  Vejam por exemplo o caso da realidade aumentada, alguém já ouviu falar disso? Se aperfeiçoada, acho que  jamais voltaremos a contar histórias do mesmo jeito... 

Com um código (imagem) impresso em um papel, você segura a imagem em frente à webcam e um novo mundo aparece na sua frente: você vai poder ver na tela do seu computador objetos em 3D e, ao movimentar o papel, poderá rotacionar ou deslocar tais objetos... Não acredita? Teste você mesmo! Mas precisa ter o Flash instalado... Aqui vai um exemplo, depois discutimos mais em aula!!! 

terça-feira, 14 de abril de 2009

Twitter em expansão

Não acredito, sob qualquer hipótese, que o Twitter vai acabar de matar o jornalismo como defendem muitos alarmistas de plantão. Assim como a ferramenta de blogs (que no início foi tachada de "coisa de adolescentes") evoluiu e passou a ser utilizada inclusive para divulgação de conteúdo jornalístico, o microblog Twitter parece ir pelo mesmo caminho.

Além de possibilitar divulgação direta para celulares, grande filão para negócios midiáticos atualmente, outros usos estão sendo testados. No Reino Unido, ensinamentos relacionados ao Twitter devem começar a fazer parte do currículo das escolas primárias, segundo divulgou o jornal The Guardian. E eu mesma testo a ferramenta como canal de comunicação com assessorias de imprensa e na antecipação de algumas pautas para o público do meu site. Em termos de desenvolvimento, os próximos investimentos devem concentrar-se no aprimoramento da busca dentro do Twitter.

Falaremos mais sobre isso na aula sobre blogs e comunidades virtuais, no mês que vem!

segunda-feira, 30 de março de 2009

Semântica de imagens (?)

O Idée Labs tem ferramentas muito legais de organizar a busca de imagens. Uma delas é pela cor. Imperdível!

quarta-feira, 18 de março de 2009

Twitter e jornalismo

Li no blog do Alex Primo e recomendo, post de 2008, mas muito atual: O Twitter vai terminar de matar o jornalismo. Será?

Jornalismo e futuro

Mais uma sobre o futuro do jornalismo, num vídeo bacaninha, do La información.com, que está sendo lançado na Espanha. A dica é do blog do Gjol.

quarta-feira, 4 de março de 2009

Capitão Nascimento e Cultura da Convergência

Veja o divertido vídeo "Capitão Nascimento e Cultura da Convergência", de Ricardo Justus e Maurício Mota. De acordo com Mota, "um exemplo perfeito de storytelling e colocação do conceito de spreadable media". Está no blog Os Alquimistas estão chegando, mas tb achei no blog Panmedia Lab ESPM mais fácil...

Mapa navegável: interação em hipermídia

TimeSpace é o mapa interativo cultural feito pelo jornal Washington Post, em que o leitor navega por artigos, vídeos e fotos de assuntos variados em diversos locais do mundo, visualizados no mapa. Excelente.

Grandes (e excelentes) especiais

Tem muita coisa boa sendo produzida em formatos hipermídia no jornalismo online. Veja alguns exemplos:
Bearing Witness, feito pela Reuters;

Battle of the Bags: Paper vs Plastic, da MSNBC;

A seção de Especiais Multimedia do Clarín.com (não deixe de ver "Un año, grandes fotos", slideshow; Malvinas, 25 años (e suas características intermídia); Fronteras del Futuro (atenção para a parte "Miradas", seu desenho e navegação); Los Hijos de la Web (e como o especial se conecta com o jornal online e os blogs dos entrevistados).

Infografia e multimídia (2)

Com o artigo "Infografia multimídia avança na vanguarda no campo do jornalismo visual", Walter Teixeira Lima Júnior analisa o formato nos meios digitais.

sábado, 28 de fevereiro de 2009

Programa

PROGRAMA DE ENSINO

Disciplina: Tópicos Especiais em Jornalismo XI
LINGUAGENS DO JORNALISMO DIGITAL
Horário: quartas-feiras, 18h30 (418302)
Local: sala 143, CCE
Código: Jor 5068


2. EMENTA

Estudo das linguagens jornalísticas nos meios digitais. Análise das linhas teóricas envolvidas no processo de configuração de formatos jornalísticos específicos dos meios digitais. Estudo de casos específicos na World Wide Web.


3. OBJETIVOS

Estudar as características específicas dos meios digitais principalmente no que diz respeito à linguagem. Verificar o estado da arte da linguagem nos jornais online, analisando blogs, portais de conteúdo, produtos jornalísticos em geral.


4. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

• A linguagem nos novos meios;
• Características específicas dos meios digitais;
• Convergência de meios e linguagens;
• Linguagens jornalísticas aplicadas aos meios digitais;
• Jornais online;
• Portais de conteúdo;
• Blogs e comunidades virtuais;
• Formatos jornalísticos nos meios digitais;
• Leitura dos textos jornalísticos nos meios digitais.


5. METODOLOGIA
Aulas expositivas e seminários.

6. AVALIAÇÃO
Seminários: 4 pontos;
Trabalho final (ensaio sobre uma das temáticas desenvolvidas na disciplina): 6 pontos

7. CRONOGRAMA

AULA 01
04
março Apresentação da disciplina. Plano de ensino. Bibliografia recomendada, estratégias do curso.
A linguagem nos novos meios

AULA 02
11
março Linguagens Jornalísticas.
Texto: Canavilhas, cap. 3. Lenguajes Periodísticos, pp. 35-62 (blog da disciplina)
AULA 03
18
março Características específicas dos meios digitais (1. Introdução).
Texto: Del periodismo al ciberperiodismo, Ramon Salaverría, pp. 13-41
(pasta da disciplina).
AULA 04
25
março Características específicas dos meios digitais. (2) –
Seminário: Novas mídias como tecnologia e idéia: dez definições, e Qué son los nuevos medios, Lev Manovich (pasta da disciplina).
AULA 05
01
abril Características específicas dos meios digitais. (3) – Hipermídia.
Seminário: Paradigmas cinemáticos para o hipertexto, Adrian Miles, Ensaios em forma de Hipermídia, A. Machado, pp. 104-119 e Substratos da Cibercultura, L. Santaella, pp. 77-105 (na pasta da disciplina).
AULA 06
08
abril Convergência de meios e de linguagens (1.); Seminário: Cultura da Convergência. Henry Jenkins
Textos: Em busca do unicórnio de origami. Matrix e a Narrativa Transmidiática, pp. 132-179 e Star Wars por Quentin Tarrantino? Criatividade Alternativa encontra a Indústria Midiática, pp. 180-226 (pasta da disciplina);
AULA 07
15
abril Convergência de meios e de linguagens (2).
Seminário: Arte e Mídia. Arlindo Machado (pasta da disciplina).
AULA 08
22
abril Linguagens jornalísticas aplicadas aos meios digitais. (1) – Arquitetura da informação.
Texto: Periodismo en red y arquitetura de la información. Antonio García Gimenez, pp. 121-138 (pasta da disciplina).
AULA 09
29
abril Os lugares da informação na WWW. (1) - Jornais online - fases de desenvolvimento.
Textos: Canavilhas, cap. 2; Internet y periodismo, pp. 13-34, (blog da disciplina).
AULA 10
06
maio Características específicas do Jornalismo nos meios digitais - Base de Dados e Memória
Textos: As formas, Lev Manovich, pp. 277-294 (pasta da disciplina)
e Jornalismo digital em ambientes dinâmicos. Propriedades, rupturas e potencialidades do modelo JDBD, Suzana Barbosa (blog da disciplina).
AULA 11
13
maio Os lugares da informação na WWW (2) - Portais de conteúdo.
Textos: FERRARI, Pollyana. Jornalismo digital. São Paulo: Contexto, 2003. Capítulo 2. (BU: 07.01 F375j)
AULA 12
20
maio Os lugares da informação na WWW (3) - Blogs e Comunidades virtuais.
Textos: SCHITTINE, Denise. Blog: comunicação e escrita íntima na internet. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004. (BU: 681.31.011.7 INT S337b)
TERRA, Carolina Frazon. Blogs corporativos: modismo ou tendência? São Caetano do Sul, SP: Difusão Editora. Capítulo 7 (pasta da disciplina)
AULA 13
27
maio Formatos jornalísticos nos meios digitais. (1) - Especiais hipermídia; Flash Journalism; Infografia Online.
Textos: Infografia multimídia: um modelo narrativo para o webjornalismo. Beatriz Ribas (blog da disciplina).
AULA 14
03
junho Formatos jornalísticos nos meios digitais. (2) - Newsgames.
Textos:
ANDRIGUETI, Analu. O jornalista no mundo dos games. In: FERRARI, Pollyana (org.). Hipertexto, hipermídia: as novas ferramentas da comunicação digital. São Paulo: Contexto, 2007. p. 91-106. (BU: 007 H667)

GOSCIOLA, Vicente. A linguagem audiovisual do hipertexto. In: FERRARI, Pollyana (org.). Hipertexto, hipermídia: as novas ferramentas da comunicação digital. São Paulo: Contexto, 2007. p. 107-119. (BU: 007 H667)

AULA 15
10
junho Leitura no ciberespaço(1).
Seminário: Navegar no ciberespaço. L. Santaella (na pasta)

AULA 16
17
junho Leitura no ciberespaço (2).
Seminário: Leitores, Espectadores e Internautas. N. Canclini. (BU: 007 G216l)
AULA 17
24
junho Entrega trabalho final.

AULA 18
01
julho Recuperação.


8. Bibliografia

BARBOSA, Suzana. Jornalismo digital e bases de dados: mapeando conceitos e
funcionalidades. In: Livro de Actas, 4º Sopcom. Disponível em:
http://www.bocc.ubi.pt/pag/barbosa-suzana-jornalismo-digital-bases-dados.pdf (acesso em 27/11/2008)
_________________. Jornalismo digital em ambientes dinâmicos. Propriedades, rupturas e potencialidades do modelo JDBD. Observatório (* OBS) Journal, 4 (2008), 217-244. http://obs.obercom.pt
CANCLINI, Nestor García. Leitores, espectadores e internautas. São Paulo: Iluminuras, 2008. (BU – n. cham.: 007 G216l)
CASTILHO, Carlos. Imprensa aprende lições dos blogs. 2004. Disponível em: http://observatorio.ultimosegundo.ig.com.br/artigos.asp?cod=297IMQ001
FERRARI, Pollyana. Jornalismo digital. São Paulo: Contexto, 2003. Cap 2, p. 25-38. ( BU – n. cham: 07.01 F375j)
GARCÍA JIMÉNEZ, Antonio e RUBIO, Paloma Rupérez (eds.). Aproximaciones al periodismo digital. Madrid: Universidad Rey Juan Carlos, Servicio de Publicaciones, 2007.
GOSCIOLA, Vicente. A linguagem audiovisual do hipertexto. In: FERRARI, Pollyana. Hipertexto, Hipermídia. São Paulo: Contexto, 2007. p. 107-120
JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. Rio de Janeiro: Aleph, 2008.
LEÃO, Lúcia (org.). O Chip e o caleidoscópio. Reflexões sobre as novas mídias. São Paulo: Ed. Senac, 2005.
LONGHI, Raquel. Metáforas e Labirintos: a narrativa em hipertexto na Internet. Porto Alegre: Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação UFRGS/PPGCOM, 1998. (Dissertação de mestrado).
_______________. Intermedia, ou Para entender as Poéticas Digitais. Trabalho apresentado ao Grupo de Trabalho de Comunicação Audiovisual no XXV Congresso da Intercom, 2002. Disponível em: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2002/Congresso2002_Anais/2002_NP7LONGHI.pdf
______________. Escritura em hipertexto: uma abordagem do Storyspace. São Paulo: Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da PUC/SP, 2004 (Tese de doutorado).
MACHADO, Arlindo. O quarto iconoclasmo. E outros ensaios hereges. Rio de Janeiro: Marca D’Agua, 2001.
MANOVICH, Lev. El lenguage de los nuevos medios de comunicación. Buenos Aires: Paidós, 2006.
QUADROS, Claudia Irene; ROSA, Ana Paula e VIEIRA, Josiany. Blogs e as transformações do Jornalismo. Revista da E-compós número 3, ago/2005. Disponível em: http://www.compos.org.br/seer/index.php/e-compos/article/viewFile/38/38
Acesso em 04/12/2008.
RIBAS, Beatriz. Infografia Multimídia: um modelo narrativo para o Webjornalismo. Disponível em:
http://www.facom.ufba.br/jol/pdf/2004_ribas_infografia_multimidia.pdf
SALAVERÍA, Ramon. Redacción periodística en internet. Navarra: Ediciones Universidad de Navarra, 2005.
SANTAELLA, Lúcia. Culturas e artes do pós-humano. Da cultura das mídias à cibercultura. (2a. ed.) São Paulo: Paulus, 2004.
_______________. As linguagens como antídotos ao midiacentrismo. In: Revista Matrizes, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da USP. 2007. Disponível em: http://www.usp.br/matrizes/atual.php
_______________. Navegar no ciberespaço. O perfil cognitivo do leitor imersivo. São Paulo: Pulus, 2004.
SAVI, Rafael. Utilização de ferramentas interativas em jornalismo participativo: uma análise de casos de blogs, wikis, fóruns e podcasts em meados da primeira década do século XXI. Dissertação de mestrado. Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento. Florianópolis, 2007.
SCHITTINE, Denise. Blog: comunicação e escrita íntima na internet. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004. (BU – n. cham.: 681.31.011.7 INT S337b)

Blogs e sites de referência

http://gjol.blogspot.com/
http://www.andredeak.com.br/
http://infotendencias.com/
http://e-periodistas.blogspot.com/
http://www.convergenceculture.org/weblog/
http://novasm.blogspot.com/

Portais de conteúdo:
http://www.gamecultura.com.br
www.infoamerica.org/portada/enportada.htm
Newseum:
www.newseum.com


9. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

MURRAY, Janet H. Hamlet no Holodeck: o futuro da narrativa no ciberespaço. São Paulo: Itaú Cultural, Unesp, 2003 BU: 82.09 M982h
GOSCIOLA, Vicente. Roteiro para novas mídias: do game à TV interativa. São Paulo: Senac, 2003. BU: 007 G676r
CRAWFORD, Chris. The art of computer game design. 1982. Disponível em: http://www.erasmatazz.com/free/AoCGD.pdf

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Linguagens jornalísticas em Canavilhas

O prof. João Canavilhas estuda as linguagens jornalísticas e os modelos de jornalismo nos meios digitais, no seu livro Webnotícia. Propuesta de modelos periodísticos para la WWW, disponível para download.

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Definindo intermídia

"Intermedia, ou para entender as poéticas digitais" foi o artigo em que a profa. Raquel Ritter Longhi introduziu a discussão sobre a aplicação do conceito de intermídia na compreensão da linguagem específica dos meios digitais.

Infografia e multimídia (1)

"Infografia multimídia: um modelo narrativo para o webjornalismo" é o artigo de Beatriz Ribas, no qual a autora destaca as características principais do infografico digital e identifica elementos próprios de uma narrativa webjornalística.

Jornalismo digital em base de dados

Suzana Barbosa apresenta o modelo de jornalismo digital em base de dados, no artigo "Jornalismo digital em ambientes dinâmicos. Propriedades, rupturas e potencialidades do modelo JDBD".